Araricá – Moradores de Araricá já começam a perceber uma redução significativa no gosto e no cheiro da água distribuída no município. A melhora ocorre após ajustes operacionais realizados pela Araricá Saneamento na Estação de Tratamento de Água (ETA), diante de alterações nas características da água bruta captada no Rio dos Sinos.
As mudanças foram necessárias após variações naturais no manancial, que impactaram temporariamente o odor e o sabor da água antes do processo de tratamento. Com a adoção de novos procedimentos na ETA, os efeitos já são sentidos pela população nas condições sensoriais do abastecimento.
De acordo com a gerente da Araricá Saneamento, Caetana Venter, mesmo durante o período de alteração, a água sempre permaneceu dentro dos padrões de potabilidade. “Em épocas específicas do ano, podem ocorrer mudanças temporárias no cheiro ou no sabor da água bruta em razão de condições naturais do manancial. São fenômenos que não comprometem a potabilidade”, explica.
A concessionária reforça que a água potável é aquela que atende aos critérios de qualidade e segurança definidos pelos órgãos reguladores, sendo adequada para consumo, preparo de alimentos e demais atividades do dia a dia.
Segundo a empresa, este foi o primeiro episódio de alteração sensorial registrado desde o início da operação da ETA no município. O abastecimento segue sendo monitorado continuamente para garantir a qualidade da água distribuída.
“O abastecimento é monitorado permanentemente, e a água distribuída sempre está dentro dos padrões exigidos pelos órgãos reguladores, garantindo a segurança da população”, assegura Caetana.


















































