Campo Bom– Mesmo com as campanhas de conscientização realizadas ao longo de 2025, as faltas a consultas médicas nas unidades de saúde de Campo Bom continuam sendo uma preocupação na Secretaria Municipal de Saúde. No mês de janeiro de 2026 foram agendados 79.768 atendimentos, entre consultas médicas, exames laboratoriais, encaminhamentos e outros. Dentre os atendimentos realizados, 12.269 foram consultas médicas, que também registraram 1.029 faltas. Ou seja, quase 8,5 por cento das pessoas que agendaram consultas médicas no primeiro mês do ano não compareceram e, o que é pior, não avisaram que não iriam.
Mais ainda que as ausências, um grande problema segue sendo a falta de aviso por parte dos pacientes, impossibilitando que a Secretaria Municipal de Saúde
(SMS) chame o próximo da fila. Isso impacta significativamente no tempo de espera por uma consulta. No Centro Vida de Especialidades foram 187 faltas, 156 na UBS Paulista, 113 na Santa Lúcia, 83 no Centro Materno Infantil, 75 na Celeste, 72 na Imigrante Norte, 63 no CAPS I, 50 na Porto Blos, 48 na Quatro Colônias, 33 na Rio Branco, 32 na Operária, 30 na Aurora, 25 na Firenze, 20 na Imigrante Sul, 13 no Ambulatório de Infectologia e cinco faltas na Unidade Mônaco.
O prefeito Giovani Feltes ressalta que a campanha de conscientização da população acerca desse problema continua. “As pessoas precisam entender que quando um paciente falta a uma consulta e não avisa a unidade, não dá tempo de chamar o próximo.
A fila não anda. O médico fica parado e o Município paga por isso. Pior ainda é saber que a consulta poderia ter servido a outra pessoa, diminuindo tempo de espera, agilizando diagnósticos, tratamentos e ajudando a salvar vidas”, observa.











































