Região – Após dias de calor intenso, o tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul. A MetSul Meteorologia alerta que o avanço de uma frente fria pela costa deve trazer rajadas de vento fortes ao longo desta quarta-feira (5), especialmente nas áreas Sul e Leste do estado, com reflexos também no Vale dos Sinos.
Segundo a meteorologia, as rajadas podem variar entre 50 km/h e 70 km/h, com possibilidade de picos acima de 80 km/h em pontos mais expostos. O vento deve se intensificar ao longo do dia, marcando o início de um período de instabilidade que deve ganhar força nos próximos dias.
O fenômeno desta quarta, no entanto, não está relacionado diretamente ao ciclone extratropical que deve se formar no final da semana sobre o Sul do Brasil. A previsão indica que sexta-feira será o dia mais crítico, com chuva intensa, risco de temporais, granizo e vendavais, além de ventos que podem superar 100 km/h em algumas áreas do estado.
Os modelos meteorológicos apontam ainda para alto potencial de danos e falta de energia elétrica em algumas regiões, especialmente entre a tarde de sexta e a manhã de sábado, quando o sistema deve atuar com maior intensidade.
A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e evite locais abertos durante rajadas de vento ou tempestades.

















































