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Dá para fazer muitas obras | Recurso acumulado é referente ao exercício contábil de 2016 da estatal

Região – Ao que tudo indica, a RS-239 entre os municípios de Campo Bom e Nova Hartz (área de abrangência do Jornal Repercussão) terão que se contentar por mais um longo período com o atual nível de infraestrutura que a rodovia oferece. Ou seja, os usuários que pagam R$ 2,40 a R$ 7,80 por passagem na Praça de Pedágio de Campo Bom, continuarão convivendo com retornos inseguros, trechos propícios à aquaplanagens, inexistência de passarelas e todos os demais gargalos que transformaram a rodovia em uma das mais inseguras do Estado (fato comprovado por recentes estudos do Detran/RS e pelos constantes acidentes fatais, todos estes itens noticiados à exaustão por este pelo Jornal Repercussão).

Com um superávit (saldo positivo entre despesas e receitas) acumulado em 2016 no valor de R$ 7.958.786,75 a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) admitiu esta semana que não possui investimentos programados – para o trecho entre Campo Bom e Sapiranga – como fechamento de retornos ou construção de passarelas. Para 2018, a tendência é da rodovia receber melhorias na sinalização. Em 2016, todo o asfalto da rodovia foi restaurado.

Discurso sem combinação

– Há cerca de um ano, em uma audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa e que ocorreu na Câmara de Vereadores de Campo Bom, o engenheiro civil da EGR, Diego Treichel, fez uma revelação aos participantes. “A EGR possui estudos em andamento para tornar a RS-239 uma via expressa, semelhante ao modelo aplicado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no trecho da BR-116 entre Novo Hamburgo e Porto Alegre”, disse o engenheiro à época.

– Indagada sobre o tema na semana passada, a EGR desconversou e respondeu da seguinte forma sobre o projeto em questão. “Não existem estudos a respeito do assunto”.

Existe possibilidade do governo extinguir a EGR?

Apresentando resultados financeiros deficitários há dois anos seguidos (2015 e 2016) e sem conseguir atender aos principais pedidos de qualificação da rodovia fica a dúvida: existe possibilidade da EGR ser extinta pelo governador José Ivo Sartori? Segundo a assessoria de imprensa da EGR, não. “O governador e o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, têm reafirmado que pretendem aumentar a malha administrada pela EGR, e não falaram em nenhum momento sobre sua extinção”, diz trecho de comunicado enviado ao Jornal Repercussão.

Melhorias aos municípios

Entre as últimas melhorias que a EGR atendeu para os municípios estão o restauro do asfalto entre Estância Velha e Taquara, o acesso junto ao Instituto Federal Sul Riograndense (IFSul), em Sapiranga, o alargamento de pista na saída da Avenida dos Municípios, entre Campo Bom e Sapiranga, e o alargamento da saída de Nova Hartz.

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